
Ação atendeu 59 catadores das Cooperativas de Reciclagem Central Tietê e Vitória do Belém, parceiras da Prolata
A Prolata, em parceria com o IRAPA (Instituto de Referência e Apoio a Projetos Assistenciais do Brasil) e o Instituto Verter, realizou uma ação de atendimento oftalmológico aos catadores de Cooperativas de Reciclagem da zona leste de São Paulo. Foram realizados exames de vista e doações de óculos, com lente e armação, para os catadores da cooperativa Central Tietê, do bairro Tatuapé, e da Vitória do Belém, do bairro Belenzinho. Ambas as cooperativas são parceiras da associação Prolata.
Da cooperativa Central Tietê, 47 catadores realizaram o exame de vista e 27 apresentaram necessidade de usar óculos. Já na Vitória de Belém, dos 12 examinados, 3 descobriram problemas de visão.
A diretora da Prolata, Thais Fagury, demonstra grande satisfação com os resultados da ação. “Para nós, é bastante gratificante poder contribuir com a qualidade de vida dessas pessoas, beneficiando a saúde visual”. Thais ainda destaca que o trabalho dos catadores é fundamental para o meio ambiente e fortalece ainda mais o sistema de logística reversa.
Os exames foram realizados em 22 de outubro e os óculos foram entregues em 08 de novembro.
Sobre o Prolata
A Prolata é uma associação sem fins lucrativos, criada em 2012, pela cadeia de valor dos fabricantes de latas de aço no Brasil. Iniciativa da Associação Brasileira de Embalagem de Aço (Abeaço) e coordenação e patrocínio em conjunto com a Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (ABRAFATI) para o cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), Lei no 12.305/10, e demais políticas públicas de âmbitos federal, estadual e municipal, o Prolata obtém recursos de seus associados e parceiros investidores, os quais são integralmente aplicados na manutenção e desenvolvimento de seus objetivos.
Fonte:Opticanet – 25/11/2021