CMP – Companhia Metalgraphica Paulista
Prolata coleta 535 mil quilos de latas de aço pós-consumo na Baixada Santista em 2021

Prolata coleta 535 mil quilos de latas de aço pós-consumo na Baixada Santista em 2021

Post 24-02

Programa ainda encerra o ano com 55 pontos parceiros, dois entrepostos e cinco cooperativas de catadores no local

A Prolata, associação sem fins lucrativos criada pela Associação Brasileira de Embalagem de Aço(Abeaço), fechou 2021 com excelentes resultados na Baixada Santista. Ao todo, 535 mil quilos de latas de aço pós-consumo foram coletadas para o reaproveitamento e destinação correta, o que diminui o impacto de resíduos sólidos no meio ambiente.

A associação encerrou o ano com 55 pontos parceiros (lojas de varejo de tintas e construção, localizadas nos municípios de Santos, São Vicente, Cubatão, Guarujá, Praia Grande, Bertioga, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe); dois entrepostos parceiros localizados nos municípios Itanhaém e São Vicente e cinco cooperativas de catadores parceiras nos municípios de Bertioga, Cubatão, Guarujá, Santos e São Vicente.

Além da gestão dos meios de recebimento de latas de aço pós consumo, a Prolata presta apoio às cooperativas parceiras. De acordo com Cristine Fulchini, coordenadora de cooperativas Prolata, o apoio prestado vai desde a regularização das cooperativas, passando pela doação de EPIs (equipamentos de proteção individual) à suporte para a adequação de layout produtivo. —A cooperativa ABC Marbas, de Cubatão, recebeu a intervenção de Kaizen, melhorando os fluxos de produção— complementa Cristine.

Thais Fagury, presidente de Associação Brasileira de Embalagem de Aço(Abeaço) e diretora da Prolata, reconhece a importância das ações realizadas em 2021. —Fortalecer o sistema de logística reversa na região litorânea é um trabalho constante e, com o apoio dos nossos parceiros e do Ministério Público local, através do núcleo Gaema da Baixada Santista na figura da promotora de justiça Dra. Almachia Zwarg Acerbi. Os resultados estão sendo bastante positivos para o meio ambiente —afirma.

Desde o início da operação do Prolata na Baixada Santista, em 2019, foram coletadas, ao todo, 942 toneladas de latas de aço pós-consumo.

Fonte: Portal Fator Brasil – 22/01/2022

Tags:

About the Author