CMP – Companhia Metalgraphica Paulista
Projeto em escola pública do Guarujá/SP estimula reflexão sobre poluição no mar

Projeto em escola pública do Guarujá/SP estimula reflexão sobre poluição no mar

Todos os anos, cerca de 8 milhões de toneladas de lixo plástico entram nos mares, segundo levantamento da Organização das Nações Unidas (ONU), sendo que o plástico representa mais de 80% dos lixos no oceano. E as consequências dessa poluição são extremamente graves para a vida marinha, afetando não só todo um ecossistema como também nossa saúde.

Consciente da importância de levantar essa reflexão em cidades litorâneas, o Governo do Estado de São Paulo, a CMP apresentou o projeto Olhar Itinerante, projeto que aconteceu na Escola Municipal Aparecida da Costa Sinopoli, no Guarujá/SP, dia 05 de novembro.

Educadores do projeto foram com o caminhão da fotografia para a escola, junto com o nadador Glauco Rangel, proporcionando uma viagem cultural aos participantes, que aprenderam algumas técnicas de fotografia e produziram imagens e legendas sobre o tema poluição no mar. A proposta era que os alunos utilizassem a linguagem fotográfica como uma ferramenta crítica e de expressão.

Uma das partes do circuito cultural aconteceu dentro do caminhão da fotografia, na câmara escura, em que os alunos aprenderam sobre a formação da imagem e incidência da luz. Foi um momento cheio de surpresas e descobertas, complementando os aprendizados da oficina. Ao final, aconteceu na escola uma exposição com o material feito pelos participantes para que as mensagens deles chegassem ainda mais longe.

Tags:, ,

About the Author

André Rodrigues

 

Be the first to comment “Projeto em escola pública do Guarujá/SP estimula reflexão sobre poluição no mar”