CMP – Companhia Metalgraphica Paulista
O que é Economia Circular e qual a relação com as embalagens de aço

O que é Economia Circular e qual a relação com as embalagens de aço

Post 07.11 - 3

A Economia Circular é um conceito que repensa as práticas econômicas a longo prazo, transformando resíduos em novas matérias-primas. Em vez de descartar resíduos em lixo comum trazendo prejuízos para a natureza, a economia circular propõe um descarte correto de determinados materiais para que eles retornem ao ciclo produtivo, sendo uma solução para minimizar o impacto humano no meio ambiente.
No caso das embalagens de aço, o conceito de Economia Circular no Brasil já possui uma estrutura em prática graças a união de diversas empresas, como a CMP – Companhia Metalgraphica Paulista e entidades como a Prolata. A circularidade da embalagem de aço inicia-se com sua produção em usinas mineradoras, onde o minério de ferro extraído é transformado em aço e enviado para os fabricantes que transformarão em embalagens. Essas serão envasadas com o produto final e destinadas aos pontos de venda, sendo consumidas e direcionadas para a reciclagem. As cooperativas realizam o manuseio deste material e encaminham de volta para as usinas, que transformarão a sucata em seu estado inicial.
Quando falamos da reciclagem de embalagens de aço, seu grande diferencial é ser 100% reciclável, o que se encaixa muito bem no conceito de economia circular. O aço não perde suas propriedades físicas, podendo ser reciclado infinitas vezes sem perder suas características. Uma lata de aço reciclada se transformará em um novo produto de aço, como tesoura, prego, geladeira, peça automotiva, ou até mesmo em uma lata nova.
O conceito de Economia Circular é muito importante para reduzir os impactos ambientais, mas para isso é necessário que todas as partes da cadeia contribuam. O consumidor é uma peça fundamental para uma Economia Circular funcional pois a partir do descarte correto das embalagens de aço, as latas podem retornar ao ciclo produtivo, contribuindo com o meio ambiente e a economia.

Escrito por CMP – Companhia Metalgraphica Paulista

Tags:

About the Author