CMP – Companhia Metalgraphica Paulista
Iniciativa conjunta estuda o descarte adequado das sobras de tintas imobiliárias e acessórios de pintura usados

Iniciativa conjunta estuda o descarte adequado das sobras de tintas imobiliárias e acessórios de pintura usados

post 30-03

Iniciativa conjunta estuda o descarte adequado das sobras de tintas imobiliárias e acessórios de pintura usados

A Campanha Pintou, Sobrou, Levou, a ser realizada na cidade de São Paulo, conta com a parceria da Abeaço e da Prolata e convida o consumidor a descartar de forma adequada resíduos e embalagens de tintas

Pensando que as tintas, depois de abertas, perdem sua qualidade ao longo do tempo e que os acessórios de pintura costumam ser descartados ao término das obras, um grupo de empresas e entidades setoriais se reuniu para criar a ação Pintou, Sobrou, Levou, que será realizada de 5 de março a 5 de abril, das 10h às 17h, em quatro pontos na cidade de São Paulo, direcionada aos consumidores residenciais. A Associação Brasileira de Embalagem de Aço (Abeaço) e a Prolata Reciclagem são parceiras realizadoras da campanha.

Durante a campanha, os consumidores poderão descartar sobras e embalagens de tintas que não poderão ser mais utilizadas, além de acessórios utilizados na pintura, em pontos selecionados das principais redes de varejo de construção da cidade (ver endereços abaixo), para a correta destinação. As latas de tinta, por exemplo, serão encaminhadas ao entreposto parceiro Rafa Resolve, também participante da ação e, depois, à indústria siderúrgica, para que se transformem em aço novamente. O material é 100% e infinitamente reciclável.

A iniciativa permitirá ter um diagnóstico do comportamento do consumidor relativo às sobras de tintas e aos acessórios de pintura usados. Serão avaliadas, dentro do princípio da economia circular, alternativas para esses resíduos que apresentem viabilidades técnica e econômica.

Os responsáveis por idealizar essa ação fazem parte do Grupo de Trabalho (GT) de Destinação de Resíduos de Pintura Imobiliária, composto por especialistas e representantes da Abeaço e da Prolata, além de entidades setoriais, fabricantes de tinta, acessórios de pintura e embalagens, empresas de pintura, construtoras, incorporadoras, lojistas, áreas de transbordo e triagem, transportadoras de resíduos e empresas de logística reversa.

Orientações

A recomendação principal é adotar o consumo consciente das tintas. Deve-se planejar antes de pintar, ou seja, calcular quanto vai usar de tinta, para evitar a sobra. Isso significa dimensionar adequadamente a compra do produto: medir a área a ser pintada e verificar o rendimento do produto para determinar a quantidade necessária.

No site ou no Atendimento ao Cliente dos principais fabricantes, bem como no setor de atendimento das lojas, é possível obter mais informações sobre esse cálculo, assim como na própria embalagem da tinta. Deve-se também comprar os acessórios adequados e na quantidade correta e utilizá-los de forma que durem de acordo com o esperado.

Nunca se deve descartar sobras de tintas em esgotos (pelo ralo), rios ou terrenos baldios. Se não for utilizar, o melhor caminho – em termos econômicos, ambientais e sociais – é doar o mais rápido possível, a fim de preservar as características das tintas, para uma associação de bairro, igreja, escola, creche, casa de repouso ou instituição social, ou ainda para algum familiar, amigo ou vizinho. Caso precise descartar sobras de tintas e acessórios usados, é importante procurar locais de descarte específico de resíduos da construção civil.

Os interessados podem obter informações sobre como participar, quais os itens que serão recebidos e todos envolvidos na iniciativa pela página: https://representa.fecomercio.com.br/pintousobroulevou .

Fonte: cabresto blogspot – 24/02/2022

Tags:

About the Author