CMP – Companhia Metalgraphica Paulista
Prolata dá dicas para reciclar latas de tintas e vernizes

Prolata dá dicas para reciclar latas de tintas e vernizes

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Prolata dá dicas para reciclar latas de tintas e vernizes

Para permitir que pintores, marceneiros e consumidores de tintas e vernizes acondicionados latas de tinta possam descartar corretamente as embalagens, foi criada a Prolata, uma associação sem fins lucrativos. Organizada pela Associação Brasileira de Embalagens de Aço (Abeaço), com apoio dos fabricantes de tintas, a Prolata tem como objetivo permitir que as latas usadas sejam descartadas de forma correta pelos consumidores e recicladas nas usinas siderúrgicas, transformando-se em novaslatas ou outros itens que utilizam o aço como matéria-prima.

Veja as dicas da Prolata para reciclar as latas de tintas utilizadas:

Em primeiro lugar, evite as sobras de tinta, economizando o seu dinheiro e poupando o meio ambiente. Antes de ir à loja de material de construção, meça as paredes que precisa pintar. Passe as medidas para o consultor técnico de tintas, um profissional disponível nas melhores lojas do mercado. Ele é o mais capacitado a te ajudar a calcular quantos galões você realmente vai precisar. Se você é daqueles que guarda restos de tintas dentro do armário para um dia utilizá-los, saiba que, se a latafor fechada direitinho, a tinta ainda vai durar algum tempo. Depois que a lata é aberta pela primeira vez, tintas à base de água duram cerca de seis meses (dependendo das condições climáticas e de acondicionamento). Mas isso também depende do prazo de validade da tinta, impresso na lata. Nunca jogue restos de tinta no vaso sanitário, na pia ou no bueiro. Que tal doar o que sobrou para um parente, vizinho, amigo ou utilizar para ajudar na pintura da escola do seu bairro? Conseguiu esvaziar a lata? Ótimo. Não é necessário lavar. O filme de tinta que sobra na superfície interna costuma secar em cerca de 24 horas e não atrapalha a reciclagem. Procure um Ponto de Entrega Voluntária (PEV) da Prolata e entregue a embalagem. Se a alça e a tampa também forem de metal, melhor ainda, pois tudo será reciclável. Para saber os endereços dos PEVs Prolata, basta clicar aqui: http://www.prolata.com.br/mapa-para-entrega-da-reciclagem/.


About the Author

André Rodrigues

 

Be the first to comment “Prolata dá dicas para reciclar latas de tintas e vernizes”