CMP – Companhia Metalgraphica Paulista
Nova resolução proíbe embalagens não homologadas em 2019

Nova resolução proíbe embalagens não homologadas em 2019

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Resolução ANTT 5581/17

Em conformidade com a resolução ANTT 5232/16, alterada pela resolução ANTT 5581/17, todo produto perigoso deve ser acondicionado em embalagens homologadas para transporte terrestre. Essas resoluções trazem mudanças importantes para as indústrias que utilizam embalagens para transporte de substâncias do Grupo II e III (substâncias de médio e baixo risco). A resolução 5581/17, que passará a vigorar em 30 de junho de 2019, modifica as regras de embalagens para o transporte de produtos perigosos em quantidades de até 20 litros.

Se enquadram nesta regra as substâncias de números ONU 1133 (adesivos contendo líquido inflamável), ONU 1210 (tinta para impressão ou material relacionado como compostos diluentes e inflamáveis), ONU 1263 (tintas, lacas, esmaltes, tinturas, gomas, vernizes, polidores ou material relacionado com tintas como diluentes e redutores) e ONU 1866 (resinas, soluções inflamáveis), retirando a dispensa para o uso de embalagens não homologadas.

Confira tabela oficial (4.1.4.1 Instruções para Embalagens):

Portando, para que as empresas fiquem aderentes a legislação em vigor, baldes plásticos (UN 1H2) de até 20 litros sem homologação ou baldes metálicos (UN  1A2) de até 20 litros com fechamento por tampa de garra ou pressão deverão migrar para baldes homologados até 30 de junho deste ano.

Não deixe para a última hora, fique em dia com a legislação atendendo as novas regras. Conte com a equipe de especialistas da CMP para a migração de suas embalagens.


About the Author

André Rodrigues

 

Be the first to comment “Nova resolução proíbe embalagens não homologadas em 2019”