CMP – Companhia Metalgraphica Paulista
Mitos e verdades sobre a lata de aço

Mitos e verdades sobre a lata de aço

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Existem muitos mitos que envolvem os alimentos enlatados. O maior deles é sobre as latas amassadas, que não comprometem a qualidade dos alimentos, ao contrário do que muitas pessoas imaginam.

Existem muitos mitos que envolvem os alimentos enlatados. O maior deles é sobre as latas amassadas, que não comprometem a qualidade dos alimentos, ao contrário do que muitas pessoas imaginam.

 

O alimento enlatado que chega à sua casa tem uma história feliz para contar. Desde o plantio até o momento que sai da latinha, passa por cuidados especiais e é tratado com muito cuidado. Sabe por quê? Porque o que tem que chegar para a toda sua família é uma alimentação nutritiva e cheia de saúde!

As latas de aço são consideradas o melhor tipo de embalagem para conservar os alimentos por muitos motivos, entre os quais estão os quesitos de segurança alimentar e a infinita capacidade de reciclagem do material de origem.

Para o meio ambiente, a embalagem de aço não representa perigo, pois é 100% reciclável voltando ao processo de fabricação infinitas vezes sem perda das características mecânicas.

Esclareça todas as suas dúvidas sobre os alimentos enlatados:

Latas amassadas não comprometem a qualidade dos alimentos
Verdade! As latas são revestidas por uma película protetora que resiste a deformações. A atual tecnologia, por exemplo, permite latas muito bonitas e com formatos diferenciados, sem perder as propriedades dessa película. Outro exemplo é na fixação da tampa, pois o material sofre uma conformação de 180 graus sem comprometer a qualidade do conteúdo. Porém não devemos consumir latas perfuradas ou estufadas.

Alimentos enlatados são saudáveis
Verdade! A lata preserva naturalmente todas as propriedades dos alimentos, sem necessidade de conservantes ou aditivos químicos. O sabor, as vitaminas, os nutrientes, as proteínas e tudo que existe de saudável são mantidos e o alimento continua fresquinho e saboroso. Além disso, seu processo de fabricação destrói os micro-organismos e elimina em 99% os resíduos de pesticidas. E se você quiser ainda mais para saúde, aproveite todo o líquido da latinha, pois ele guarda grande parte dos nutrientes dos alimentos.

Os produtos ficam protegidos nas latas de aço
Verdade! A lata de aço oferece uma resistência que não se compara a nenhuma outra embalagem. Por ser hermeticamente fechada, protege o alimento da luz, do oxigênio, de micro-organismos e de qualquer agente externo, desde a fabricação até o momento de sua abertura. Além disso, pode ser mantida sem refrigeração, economizando energia. A lata é prática, versátil, permite empilhamento seguro, suporta choques quedas e é resistente ao fogo.

Alimentos enlatados dispensam conservantes químicos
Verdade! Os alimentos enlatados, em sua maioria, são cozidos, dentro das próprias embalagens. Essa utiliza altas temperaturas, que destroem totalmente os micro-organismos! Além disso, a lata impede que a luz e o oxigênio tenham contato com o alimento, por isso dispensam a adição de conservantes químicos. Sabia que uma latinha pode manter as qualidades nutricionais de um alimento por até 5 anos, sem precisar de nenhum aditivo químico?

A latinha é barreira total nos alimentos contra a ação da luz e do oxigênio
Verdade! A luz e o oxigênio deterioram algumas propriedades dos alimentos acelerando reações químicas alterando, por exemplo, sua cor e consistência. Por isso, embalagens transparentes podem necessitar da adição de conservantes químicos, o que não acontece com os enlatados, que ficam totalmente protegidos.Por isso a latinha é a melhor embalagem para alimentos!

Latas enferrujadas podem causar o tétano?
Depende! A ferrugem faz parte do processo natural de degradação do aço que sozinha não faz mal a saúde e sim contribui para um meio ambiente saudável. Já o tétano é uma doença causada por um micro-organismo, o Clostridium Tetani, que pode estar em muitas superfícies, principalmente o solo. O mesmo acontece com o botulismo, que nada tem a ver com os enlatados – pois sua contaminação se dá nos alimentos infectados pela bactéria Clostridium Botulinum. Ou seja, qualquer material que esteja contaminado pode causar tétano ou qualquer outra doença. Por isso, é importante manter os alimentos, as embalagens e quaisquer superfícies que tenhamos contato bem higienizados e conservados.

O aço é o material mais reciclado do mundo
Verdade! Por isso a lata de aço é a embalagem mais ecológica que existe. Além de 100% reciclável, a lata é facilmente separada de outros materiais através de eletroímã. Depois de reciclado o aço pode voltar como eletrodoméstico, carro ou até outra embalagem.

As latas de aço são amigas da natureza
Verdade! Além de 100% reciclável, a lata de aço, quando acidentalmente jogada no meio ambiente, enferruja e volta para a natureza sem agredi-la e na sua forma original de óxido de ferro. Tudo isso em apenas 5 anos! Por isso as latas de aço são tão valorizadas na preservação do nosso planeta. Mas lembre-se, reciclar é sempre a melhor solução!

As latas de aço são fonte geradora de renda
Verdade! As latas, por serem feitas de aço e pelo aço ser um material reciclável, geram empregos em usinas de reciclagem e na coleta seletiva. A reutilização das latinhas pós-consumo também é fonte de renda, ou seja, consumi o produto da lata e ao invés de descartá-la transformo em outro objeto, como um porta-trecos, um carrinho ou qualquer outro item que possa comercializar. As latas de aço não só ajudam o país na geração de renda como contribuem para o equilíbrio do meio ambiente através da reciclagem e reutilização dessas embalagens.


About the Author

André Rodrigues

 

Be the first to comment “Mitos e verdades sobre a lata de aço”