CMP – Companhia Metalgraphica Paulista
Economia circular e a nova era do consumo

Economia circular e a nova era do consumo

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Post 15-10

Falando em consumidor e consumo, hoje estamos extremamente pautados pelo modelo de consumo linear, o qual é baseado em produção, consumo, descarte e esgotamento de recursos. Há, neste modelo, desejo de consumo, fortemente impulsionado pela publicidade e com grande geração de resíduos. A grande geração de resíduos é um problema sistêmico, difícil de tangibilizar e concretizar imediatamente aos olhos do consumidor. O modelo de consumo linear acelera o esgotamento de recursos e não considera a revalorização de resíduos.

Mas, felizmente, se por um lado temos um hiperconsumo com grande geração de resíduos, de outro temos a construção de uma nova ética de consumo, voltada à conscientização do consumidor frente a suas escolhas. Nesta nova ética, entra a economia circular, com uma nova forma de produzir, consumir e se relacionar.

Com a economia circular surgem a informação, a possibilidade de uso integrado, o reaproveitamento, o repensar e o compartilhamento, reduzindo o desperdício. A circularidade muda a alma da economia. Na circularidade, o futuro é mais importante que o passado. Na circularidade, vale a atitude do consumidor. Na circularidade, criamos sistemas inspiradores para reflexão e decisão. Na economia circular não pensamos em resultado, mas sim em prosperidade.

Dentro do conceito circular, podemos pautar o aço para embalagens, o qual preserva o valor inicial e é 100% reciclável e 100% reaproveitado. 80% de todo o aço produzido no mundo ainda está em uso, mas ainda há muito que se fazer. Precisamos repensar, de forma criativa, em como trazer de volta 100% dos materiais, para que construamos, de fato, um futuro. E esse é mais um dos desafios da Prolata, associação criada pela Abeaço, com o foco na correta destinação de latas de aço para reciclagem; e da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

O modelo de reciclagem instituído pela Prolata foi inspirado nos cases da Suécia e Suíça, países bem-sucedidos não apenas em seus índices de reciclagem, que chegam a 82% no caso das latas de aço, mas também nos modelos instituídos, que geram eficiência e preveem o compartilhamento de responsabilidade entre todos os elos da cadeia. O modelo de reciclagem que a Prolata está adotando no Brasil foi estabelecido após um rigoroso trabalho de benchmark em países europeus.

Contudo, ações como essa não serão possíveis se não motivarmos o consumidor a colaborar. É fundamental que os consumidores compreendam que levar produtos embalados em materiais recicláveis e reciclados de fato, como o aço, é uma economia para toda a sociedade.


About the Author

André Rodrigues

 

Be the first to comment “Economia circular e a nova era do consumo”