CMP – Companhia Metalgraphica Paulista
Cinco enlatados versáteis que não podem faltar na despensa

Cinco enlatados versáteis que não podem faltar na despensa

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Post 24-07

Os alimentos enlatados são uma excelente opção para armazenamento e ingredientes para diversas receitas. Além de saborosos, dispensam o uso de conservantes químicos, pois as embalagens de aço preservam as proteínas, os lipídios e os glicídios, bem como os valores nutricionais dos alimentos.

Segundo a Associação Brasileira de Embalagem de Aço (Abeaço), isso é possível porque os alimentos passam por um processo hermético de envase que elimina os microrganismos e preserva as propriedades nutricionais, sem qualquer necessidade de aditivo químico.

Então, que tal aproveitar os benefícios dos enlatados e abastecer a despensa? A Abeaço, listou cinco tipos de enlatados versáteis e que incrementarão qualquer receita.

SARDINHA
A sardinha e o atum são ricos em Ômega 3, uma gordura do bem que ajuda na prevenção a doenças cardiovasculares, diminui o nível de colesterol e colabora com a manutenção da memória. “O peixe, quando conservado em óleo de soja ou em azeite na lata, não tem seus nutrientes dissipados, já que o processo de preparação do alimento enlatado é diferenciado. O peixe é colocado cru dentro da lata e, depois de ser hermeticamente fechada, a embalagem é levada a fornos em altas temperaturas, garantindo ainda mais a preservação dos nutrientes, como o ômega 3”, explica Thais. Os pescados em lata podem ser o prato principal ou ingredientes de várias receitas, como tortas, pizzas e massas. O prazo de validade médio é de quatro anos.

TOMATES PELADOS
Embora mais caras, as latas que contêm tomates pelados são também as que apresentam o fruto da forma mais natural. Após a colheita, os tomates são higienizados e embalados nas latas, junto com um pouco de suco de tomate. Por isso, são considerados produtos minimamente processados. Após fechadas, as latas são cozidas em uma autoclave, o que preserva todo o sabor e nutrientes, sem necessidade de adição de conservantes químicos. “Os únicos conservantes utilizados são os ácidos cítrico ou ascórbico, também presentes naturalmente no fruto”, explica a engenheira de alimentos Thais Fagury, presidente da Abeaço. Coringas na cozinha, as latas de tomates pelados inteiros ou em pedaços podem ser utilizadas em qualquer preparação que utilize o ingrediente. “É a forma mais natural possível de utilizar, com praticidade, tomates colhidos no auge da safra. Por suas características, esse tipo de atomatado é envasado apenas em latas de aço”, explica.

MILHO
O milho fica ótimo em refogados de legumes para acompanhar carnes grelhadas.
Já vem cozido, é rico em carboidrato, portanto, pode ser uma ótima opção para substituir o arroz ou outras fontes de carboidratos. O milho torna qualquer receita mais colorida e deixa os pratos mais ricos em nutrientes. Versátil, pode ser ingrediente para doces (bolos, pamonhas) e salgados (tortas, refogados), além de acompanhamento para o almoço e o jantar. O prazo de validade médio é de dois anos.

CREME DE LEITE
A versão enlatada tem menos gordura que o creme de leite fresco: de 20% a 25%
(o fresco tem 35% de gordura). Versátil, pode ser consumido em preparações doces e salgadas, como estrogonofe, massas, batata gratinada, ganache de chocolate, chantilly, e também pode dar um toque especial ao acompanhar frutas, como pêssego enlatado e morango fresco. Ao usar creme de leite em lata, é possível separar o soro (parte integrante do produto, mas que o torna mais líquido) do creme, ganhando um ingrediente mais consistente. O prazo de validade médio é 14 meses.

LEITE CONDESADO
Ingrediente clássico de muitas receitas de sobremesas, como pavês, brigadeiros, tortas, bolos e pudins. O leite condensado é feito a partir de leite fresco, puro e integral, adoçado com açúcar. O prazo de validade médio é 24 meses.Que tal aproveitar o leite condensado enlatado e fazer uma deliciosa sobremesa? Confira a dica de um pudim simples, rápido e muito fácil de fazer, sem abrir mão do sabor!


About the Author

André Rodrigues

 

Be the first to comment “Cinco enlatados versáteis que não podem faltar na despensa”