CMP – Companhia Metalgraphica Paulista
Aquecimento global: veja cinco hábitos para ajudar a combater as mudanças climáticas

Aquecimento global: veja cinco hábitos para ajudar a combater as mudanças climáticas

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

post 29-04

Com o objetivo de destacar a data e intensificar o combate ao aquecimento global, a associação Prolata traz algumas dicas de ações cotidianas que contribuem com a preservação do meio ambiente. Confira abaixo:

1. Reduza a quantidade de resíduos sólidos:

Reciclar é uma das melhores formas de evitar o acúmulo de resíduos sólidos no planeta, por isso, sempre separe o seu lixo para coleta seletiva entre orgânicos e recicláveis.

Para o descarte de materiais de aço, a Prolata possui Postos de Entrega Voluntária (PEVs) em diversos municípios, nos quais podem ser descartadas latas de tintas e alimentos. (Confira aqui os endereços: https://www.prolata.com.br/ .) Caso não haja um PEV Prolata próximo a sua residência, você pode descartar as latas no lixo de recicláveis.

A cada tonelada de latas de aço recicladas, deixamos de extrair 1,5 tonelada de minério de ferro. A extração do minério representa o maior impacto na análise de ciclo de vida das latas.

2. Invista em embalagens mais sustentáveis:

Prefira embalagens feitas de materiais recicláveis e efetivamente reciclados como aço, alumínio ou papel. O aço e alumínio, por exemplo, são 100% recicláveis, podendo ser reaproveitados inúmeras vezes sem perder as características originais dos materiais.

O aço reciclado inclui economia energética de 74%, economia de matéria prima virgem, redução de 40% no consumo de água, redução de 76% de poluentes na água, redução de 86% de poluentes no ar, e redução de 97% de resíduos de mineração.

3. Busque diferentes alternativas de transporte:

Quando possível, opte por outro meio de transporte que não seja o carro particular. O setor do transporte emite aproximadamente um quarto das emissões globais responsáveis pelo efeito estufa e é uma das principais causas da poluição nas cidades.

4. Economize diariamente:

Poupe água e luz no dia a dia. Por exemplo: aproveite a luz do sol ao invés de deixar lâmpadas ligadas, feche a torneira ao escovar os dentes e evite banhos muito longos.

5. Eduque as crianças com hábitos sustentáveis:

Converse com o seu filho sobre a importância da reciclagem e o convide para participar do processo. Apresente a ele as lixeiras e qual tipo de lixo deve ser descartado em cada cor.Também evite o consumo exagerado de roupas e brinquedos. Sempre que possível, troque peças com outras mães e ensine o seu filho a separar brinquedos para doação, explicando o porquê dessa atitude ser importante. As próximas gerações têm um papel importante na mudança do atual cenário.

Fonte: Envolverde – 14/03/2022

Tags:

About the Author