CMP – Companhia Metalgraphica Paulista
Abeaço e Prolata orientam consumidores: não joguem máscaras, luvas ou lenços higiênicos no lixo de recicláveis

Abeaço e Prolata orientam consumidores: não joguem máscaras, luvas ou lenços higiênicos no lixo de recicláveis

Post 13-05

Em meio ao agravamento da pandemia da covid-19, é fundamental que os consumidores reforcem hábitos preventivos não apenas no uso de máscaras, mas também no descarte de produtos de higiene pessoal. Algumas dessas decisões são simples em nosso cotidiano, podendo fazer a diferença na saúde de catadores e separadores de lixo.

A Associação Brasileira de Embalagem de Aço (Abeaço) e a Prolata orientam que máscaras de proteção, luvas de látex (ou de qualquer outro tipo), lenços de papel, lenços umedecidos, papel higiênico ou similares sejam descartados em recipientes destinados ao lixo orgânico em vez do espaço destinado aos itens recicláveis. Ao serem descartados de forma errada, estes itens podem colocar em risco a saúde dos profissionais, pois ajudam a disseminar a doença.

A presidente da Abeaço, Thais Fagury, reforça que esses itens nunca foram recicláveis e que demandam, desde sempre, um descarte correto e seguro em ambientes domésticos, hospitalares ou comerciais. “O grande desafio está na orientação que precisamos dar às pessoas, que passaram a usar luvas e máscaras frequentemente com a chegada da pandemia e, por muitas vezes, pensam que estes materiais são recicláveis após o uso.”

A executiva também destaca que, caso esses itens sejam misturados aos recicláveis, terão que ser descartados manualmente pelos catadores, sujeitando-os à contaminação não apenas pelo Covid-19, mas, também, por outros micro-organismos nocivos à saúde.

Fonte: Difundir – 13/04/2021

Tags:, , , ,

About the Author